Santa Luzia - História

Conheça um pouco da história da Santa Protetora dos Olhos!

Santa Luzia (ou Santa Lúcia), cujo nome deriva do latim Lux, é muito amada e invocada como a protetora dos olhos, janela da alma, canal de luz.

Conta-se que Luzia nasceu em Siracusa, Itália, e ainda muito jovem fez votos de castidade eterna. Pertencente a uma família muito rica, com a morte do pai, a mãe ofereceu a mão da moça a um jovem pagão pertecente à corte local.

Descontente com a decisão da mãe, Luzia pede o adiamento do casamento e decide, então, convidar a mãe para uma peregrinação ao túmulo da mártir Santa Ágeda. Eutichia, que estava doente, vai ao túmulo da santa e volta curada. A partir desse dia, permite que a filha se mantenha casta e consente que ela divida seu dote com os mais pobres.

Insatisfeito, o ex-noivo denuncia Luzia ao governo romano. Era o período da perseguição religiosa importa pelo cruel imperador Diocleciano. Assim, a jovem foi levada a julgamento e condenada à morte.

Diz a antiga tradição oral que essa proteção, pedida à Santa Luzia, se deve ao fato de que ela teria preferido arrancar os próprios olhos a renegar sua fé em Cristo. "Adoro a um só Deus verdadeiro e a Ele prometi amor e fidelidade".

Os milagres atribuídos a sua intercessão a transformaram em uma das santas auxiliadoras do povo, que a invoca, principalmente, para obter cura das doenças dos olhos e da cegueira. Santa Luzia é celebrada pela igreja no dia 13 de dezembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário