segunda-feira, 25 de abril de 2011

Paroquianos vivenciam uma Semana Santa de oração e emoção

A Semana Santa na Paróquia de Santa Luzia foi marcada por um período de oração, emoção e participação. A comunidade respondeu com ardor e fé aos convites para vivência da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus.

Iniciadas no dia 17 de abril com o Domingo de Ramos, as celebrações prosseguiram com as reflexões sobre a Misericórdia de Deus e as Sete Dores de Nossa Senhora. Na quinta-feira (21), os paroquianos se reuniram nas comunidades e na Matriz de Santa Luzia para celebrar a Ceia do Senhor e a instituição da Eucaristia e do serviço. Também neste dia, puderam vivenciar, através da encenação dos jovens, o momento da prisão do Filho de Deus.

Na Sexta-feira Santa (22), a comunidade realizou Ação Litúrgica às 15h, presumível hora em que Cristo entregou seu espírito na cruz. À noite, foi realizada a encenação da Paixão e Morte de Jesus. O teatro, tradição da paróquia, reuniu cerca de 600 pessoas no interior da Matriz de Santa Luzia para acompanhar o julgamento, açoitamento e crucificação de Jesus.

A Vígília Pascal, sábado (23), também foi realizada na Matriz e nas comunidades para atender a um maior número de paroquianos. Na Matriz, a celebração teve início às 21h com a Benção do Fogo Novo no pátio da igreja. Depois os paroquianos acompanharam a celebração na expectativa de que a promessa de ressurreição fosse cumprida. A celebração, já rica em rituais, culminou com a encenação da ressurreição de Cristo, encerrando assim o Tríduo Pascal e o teatro.

O Domingo de Páscoa teve início às 5h com a procissão e Celebração da Luz. A Alvorada Festiva, encerrou as comemorações da Semana Santa na Paróquia de Santa Luzia.

Iniciamos agora o Tempo Pascal e aguardamos a vinda do Espírito Santo no domingo de Pentecostes. Serão mais 50 dias de oração e fé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário