segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Somos todos discípulos missionários de Deus

Em outubro, celebramos o mês das Missões. Cada um de nós somos missionários de Cristo e temos a co-responsabilidade de levar seus ensinamentos a todos. Espalhar a Boa Nova de Cristo.

Para a evangelização e transformação do mundo, Deus necessita dos homens. Ele necessita de instrumentos convencidos, comprometidos e dispostos a dar tudo.

Dons são tarefas. Jesus chama aos seus apóstolos e lhes entrega sua primeira missão: devem anunciar a grande notícia da proximidade do reino; e isso não só por meio de palavra, mas com sinais e ações concretas.

Dons são tarefas. Por isso, o Senhor envia aos apóstolos e lhes confia uma tarefa. E como os doze, toda a Igreja é uma Igreja apostólica e missionária. A Igreja não vive para si mesma, se não para ser luz do mundo, para servir a humanidade inteira, para salvar a todos os povos.

Também todos nós somos enviados. Cada cristão é um missionário. Esse tesouro imenso que recebemos - a luz de Cristo e de seu Evangelho – é para comunicá-lo a todos os homens. Como o Senhor nos indica cada cristão deve converter-se em “sal da terra”, em “luz do mundo” e em “fermento da massa”.

Nós cristãos somos os prediletos de Deus, porque temos a chance de conhecer primeiro seu Evangelho. Mas nosso privilégio é o de servir: de levar a todos os homens aqueles dons que para todos estão destinados, para que o Evangelho converta-se em luz do mundo e para que penetre não só os corações humanos, mas na vida da sociedade e sua cultura. O Evangelho deve assim fermentar o mundo inteiro para Cristo.

“Ninguém acende uma luz - diz o Evangelho - para escondê-la debaixo de um recipiente, se não para colocá-la sobre um castiçal para que ilumine toda a casa”. No dia de nosso Batismo, todos nós recebemos uma luz - símbolo da missão da Igreja - que a partir desse momento se convertia em missão pessoal de cada um.

Sejamos missionários!

Texto adaptado - Canção Nova - Padre Nicolás Schwizer

Nenhum comentário:

Postar um comentário