quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Católicos celebram São Sebastião

Na próxima sexta-feira, dia 20, os católicos celebram São Sebastião, protetor contra a peste, a fome e as guerras. Procissões, missas, carreata e novenas marcam a programação da festa de São Sebastião na Arquidiocese de Juiz de Fora. 

História

Sebastião era um perfeito cristão, originário de Narbonne e cidadão de Milão. Como militar, usava o traje com a única intenção de fortalecer o coração dos cristãos, que se debilitava com as perseguições. Sebastião foi um mártir e santo cristão, morto durante a perseguição levada a cabo pelo imperador romano Diocleciano. O seu nome deriva do grego sebastós, que significa divino, venerável (que seguia a beatitude da cidade suprema e da glória altíssima).

De acordo com Actos apócrifos, atribuídos a Santo Ambrósio de Milão, Sebastião era um soldado que teria se alistado no exército romano por volta de 283 d.C. com a única intenção de afirmar o coração dos cristãos, enfraquecido diante das torturas. Era querido dos imperadores Diocleciano e Maximiliano, que o queriam sempre próximo, ignorando tratar-se de um cristão e, por isso, o designaram capitão da sua guarda pessoal. Por volta de 286, a sua conduta branda para com os prisioneiros cristãos levou o imperador a julgá-lo sumariamente como traidor, tendo ordenado a sua execução por meio de flechas. Foi dado como morto e atirado no rio, porém, Sebastião não havia falecido. Encontrado e socorrido por Irene (Santa Irene), apresentou-se novamente diante de Diocleciano, que ordenou então que ele fosse espancado até a morte. Seu corpo foi jogado no esgoto público de Roma. Luciana (Santa Luciana, cujo dia é comemorado em 30 de Junho) resgatou seu corpo, limpou-o, e sepultou-o.

Festejos

Confira a programação das celebrações na Igreja São Sebastião, localizada no Parque Halfeld, em Juiz de Fora.

A novena em honra ao padroeiro é realizada de 11 a 19 de Janeiro - nos dias úteis as reflexões ocorrem durante as missas das 07h30 e 19h, enquanto que, nos finais de semana acontecem nas celebrações de 07h30 e 18h30.
 
No dia 20 de Janeiro, dedicado a São Sebastião, as missas na Igreja são às 07h30, 09h30, 11h, 15h e 18h30. Neste mesmo dia, acontece Vigília de Oração das 16h às 18h, e carreata pelas ruas centrais, às 20h.
 
Outras paróquias e cidades da Arquidiocese também celebram o santo. Confira a programação completa  no endereço http://www.arquidiocesejuizdefora.org.br/noticiasartigos/1670-arquidiocese-se-prepara-para-celebrar-sao-sebastiao.html.


Nenhum comentário:

Postar um comentário