segunda-feira, 20 de junho de 2011

Fé é maior riqueza do homem, ressalta Bento XVI

Na homilia desse domingo (19), Domingo da Santíssima Trindade, o Papa Bento XVI destacou que a maior riqueza do homem não está em seus bens materiais, mas na fé e bondade que cultiva em seu coração.

Em suas palavras, o Santo Padre disse que apesar de toda maldade e egoísmo, ao invés de castigar e destruir o mal, Deus envia seu bem mais precioso: Jesus para salvar e redimir o mundo dos pecados.

O Papa explica que Jesus é o Filho de Deus que nasceu pela humanidade, que viveu por ela e que venceu o mal perdoando os pecados e os acolhendo. Em resposta a esse amor que vem do Pai, Cristo deu sua própria vida pela humanidade.

"E é sobre a cruz que o Filho de Deus nos concede a participação à vida eterna, que vem comunicada com o Dom do Espírito Santo", ressalta Bento XVI na celebração da festa da Santíssima Trindade, mistério central da fé cristã.

O Papa ainda esclarece que no mistério da cruz estão presentes as três pessoas divinas: o Pai, que doa seu Filho unigênito para salvação do mundo; o Filho, que cumpre os designios de Deus até o fim; e o Espírito Santo, que vem tomar todos os participantes da vida divina.

Diante do pecado, Deus se revela compassivo e bondoso e seu amor misericordioso vence o pecado, cobre-o, apaga-o. No entanto, atualmente, o mundo sofre a tentação de crer que a principal riqueza do homem não está na fé, mas no poder pessoal e social, na inteligência, na cultura e na capacidade de manipulação científica, tecnológica e social.

“Hoje, a nossa missão é confrontar as profundas e rápidas transformações culturais, sociais, econômicas e políticas, que determinaram novas orientações e modificaram mentalidades, costumes e sensibilidade”, enfatiza o Pontífice.

Porém, a substituição da fé e dos valores cristãos pelas riquezas, no fim, se revela inconsistente e incapaz de assegurar a grande promessa verdadeira do bem, do belo e do justo indentificado com a experiência da fé. 

Em razão disso, o Santo Padre pede que cada componente da Igreja se empenhe na promoção da vida cristã nos seus vários aspectos, exortando a todos os fiéis que sejam como fermento no mundo, mostrando que os cristão estão presentes e são pró-ativos e coerentes.


*Fonte: Canção Nova  





Nenhum comentário:

Postar um comentário