quarta-feira, 22 de junho de 2011

Paróquia de Santa Luzia celebra Corpus Christi

A celebração do Corpo e o Sangue de Jesus está entre uma das mais importantes festividades de nossa igreja. O Corpus Christi celebra a presença real e substancial de Cristo na Eucaristia e é realizado sempre na quinta-feira após o Domingo da Santíssima Trindade.

Na Paróquia de Santa Luzia, os tapetes são uma tradição. Com a proibição de se pintar as ruas, os paroquianos confeccionam tapetes de TNT sobre os quais ornamentam os desenhos com pó de café, serragem colorida e os mais diversos tipos de materiais.

As festividades de Corpus Christi em nossa paróquia terão início às 5 horas da manhã de quinta-feira (23), quando as ruas Ingrácia Pinheiro e Av. Santa Luzia serão interditadas para montagem dos tapetes, que reúnem grande número de fiéis. A festa será encerrada com a realização da Santa Missa, às 9 horas, na Matriz de Santa Luzia, de onde os fiéis seguirão em procissão.

Pequeno Histórico


A Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo remonta ao século XIII, quando a igreja Católica viu a necessidade de se realçar a presença real do “Cristo todo” no pão consagrado. A festa de Corpus Chisti foi instituída pelo Papa Urbano IV, no ano de 1264.

No Brasil, como em muitas cidades portuguesas, é costume ornamentar as ruas por onde a procissão passa com tapetes de colorido vivo e desenhos inspirados na religiosidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário